quinta-feira, 2 de junho de 2011

Exercícios resolvidos sobre a Independência dos Estados Unidos

1) Quais seriam as possíveis justificativas para os EUA ser a nação mais poderosa do mundo?
 
2) Quando se iniciou o processo de colonização da América inglesa?
 
3) Quem eram os “pais peregrinos”, e por que eles estavam vindo para a América?
 
4) O que foi a política do self-government?
 
5) Apresente todas as características das colônias de povoamento e de exploração.
 
6) Qual vai ser o principal fator dos movimentos de resistência dos colonos ingleses da América?
 
7) No que consistiam as varias leis impostas pela Inglaterra aos colonos americanos. Explique a Lei do Açúcar, Lei do Selo, Lei do Aquartelamento e a Lei do Chá.
 
8) Quais eram as práticas defendidas pelos Iluministas e que vão se espalhar pela América, incentivando a independência?
 
9) Qual era proposta das leis editadas em 1767 pelo 1º ministro Charles Townshend?
 
10) Explique por que aconteceu na Boston Tea Party.
 
11) Qual foi a principal decisão do segundo congresso da Filadélfia?
 
12) Quanto tempo vai se passar entre a decisão de independência e o reconhecimento de independência pela Inglaterra?
 
13) Qual vai ser a participação da França neste processo de independência das colônias inglesas na América?
 
14) Explique o federalismo republicano sistematizado pela Carta Constitucional dos EEUU.
 
15) Qual é o principal principio defendido pela Constituição dos EUA.
 
16) Explique a Marcha para o Oeste, e quais foram os fatores que explicam este expansionismo?
 
17) Explique a Doutrina do Destino Manifesto.
 
18) Quais foram os quatro mecanismos para a incorporação das terras dos EUA?

Respostas:
1- Eles têm várias multinacionais o clima é bom pra agronomia, e é um país rico. É um pais desenvolvido com IDH, PIB e expectativa de vida alta. Possui índice de industrialização extremamente elevado. Depois da conquista, foram descobertas varias jazidas de ouro, o que acabou engordando os cofres norte-americanos, tornando o país uma das maiores economias mundiais. A política econômica bem sucedida implantada nos Estados Unidos, que seria a república federativa: dotada do poder central forte que atribuía relativa dose de autonomia aos estados membros. O sistema presidencialista e a divisão dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário).
2- O início da colonização da América do norte pelos ingleses deu-se a partir da concessão real a duas empresas privadas: A Companhia de Londres, que passou a monopolizar a colonização das regiões mais ao norte, e a Companhia de Plymonth, que recebeu o monopólio dos territórios mais ao sul. Dessa maneira dizemos que a colonização foi realizada a partir da atuação da "iniciativa privada". Porém subordinadas as leis do Estado.
3- Os “pais peregrinos” foi um grupo de puritanos que deixaram a Inglaterra em 1620. A bordo do navio Mayflower, onde escreveram o “Mayflower Compact”, um pacto entre os imigrantes se comprometendo a estabelecer leis igualitárias e justas quando chegassem no Novo Mundo.
4- Foi a de estimular a autonomia dos colonos, desde os primeiros tempos acostumados a uma vida livre.
5- Colonização de povoamento: mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o consumo do mercado interno.
Colonização de exploração: eram exploradas pela Inglaterra e tinham que seguir o Pacto Colonial. Eram baseadas no latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para a exportação para a metrópole e monocultura.
6- A criação/aumento de uma série de impostos em todo o Império Britânico.
7- Lei do Açúcar - 1764: Elevando os preços do produto para os colonos.
Lei do Selo - 1765: Todas as publicações (jornais impressos em geral) são selados e, por isso, têm os seus preços elevados.
Lei do Aquartelamento: todo o colono norte-americano era obrigado a fornecer moradia, alimento e transporte para os soldados ingleses.
Lei do Chá – 1773: concedia o monopólio do comércio do chá à Companhia de Comércio das Índias Orientais.
8- A defesa da liberdade individual e o respeito aos direitos fundamentais do ser humano.
9- Lei Townshend - 1767: - Aumentar para os colonos os impostos sobre os vidros, chá, corantes, papel, entre outros.
10- Houve a eclosão em 1773 da Lei do Chá, que favorecia os comerciantes ingleses, dando-lhes o monopólio do mercado desse produto nas treze colônias. A companhia transportaria o chá diretamente das Índias para a América. Os comerciantes norte-americanos tiveram grande prejuízo. A resposta americana teve lugar em Boston, no episódio conhecido como Boston Tea Party, quando americanos (comerciantes) vestidos como índios saquearam navios ingleses, jogando ao mar sua carga de chá.
11- Os representantes das 13 Colônias publicam em 4 de julho a Declaração da Independência dos Estados Unidos, redigida por Thomas Jefferson.
12- Decisão de declaração da independência das 13 colônias inglesas na América foi em 4 de julho de 1776. Somente em 1783, entretanto, a Inglaterra reconheceu a independência das 13 colônias da América do Norte.  Ou seja, 7 anos.
13- A de ajudar, enviando tropas para lutar e armas.
14- A 1ª Constituição dos EUA adota a república federativa presidencialista como forma de governo, houve a separação dos poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário, e o estabelecimento de direitos civis e políticos, como a liberdade de expressão, de imprensa, de crença religiosa e de reunião, a inviolabilidade do domicílio e da correspondência, e o direito a julgamento.
15- Garantir a propriedade privada (interesse da burguesia), manter a escravidão, optar pelo sistema de república federativa e defender os direitos e garantias individuais do cidadão.
16- Foi a expansão da colônia inglesa para a porção oeste da América do Norte. A Marcha para o Oeste foi à incorporação de territórios interioranos pelos colonos pioneiros e desbravadores, que faziam a fronteira mover-se sempre um passo além. Fatores que motivaram e favoreceram esta expansão:
• A escassez de terras na faixa atlântica;
• A possibilidade de as famílias de colonos tornarem-se proprietárias, o que também atraiu imigrantes europeus;
• A necessidade do Norte, em faze de industrialização, de conseguir matérias-primas e alimentos;
• A corrida do ouro;
• A conquista de áreas de pastagens para os rebanhos;
• A construção de ferrovias, que permitia a aplicação lucrativa de capitais e integrava os mercados, assegurando o comércio para a produção agrícola.
17- É o pensamento que expressa a crença de que o povo dos Estados Unidos é eleito por Deus para comandar o mundo, e por isso o expansionismo americano é apenas o cumprimento da vontade Divina.
18- Mecanismos de Conquista
a) Compra de Territórios
Pelo Tratado de Versalhes, 1783, firmado com a Inglaterra, o território dos Estados Unidos abrangia da Costa do Atlântico até o Mississipi.
No século XIX, essa realidade se altera consideravelmente.
Em direção ao Oeste aparece o território da Louisiana, colônia francesa, que Napoleão Bonaparte - devido às guerras na Europa e Antilhas, Haiti - negociou com os norte-americanos por 15 milhões de dólares (1803).
A Flórida foi comprada dos espanhóis, em 1819, por cinco milhões de dólares. A Rússia vendeu o Alasca aos Estados Unidos por sete milhões de dólares.
b) Diplomacia
A anexação de Óregon - Noroeste -, colônia inglesa, região que despertou pouco interesse até 1841, foi cedida aos americanos em 1846.
c) Guerra
O Sudoeste americano pertencia ao México. A conquista desse território ocorreu através da guerra.
Em 1821, os colonos americanos passaram a colonizar esse território com autorização do governo mexicano, que exigiu-lhes a lealdade e a adoção da religião católica por parte dos pioneiros.
A dificuldade encontrada pelo México na consolidação do Estado Nacional refletiu-se em conflitos internos e no estabelecimento de ditaduras, como a de Lópes de Sant'Anna. Esses fatos impediram um efetivo controle sobre essa região, outrora concedida. Dessa maneira, o Texas estava fadado a compor os Estados Unidos, o que ocorreu em 1845, quando os colonos norte-americanos ali estabelecidos declararam a independência do território em relação ao México e a sua incorporação aos Estados Unidos.
A guerra estendeu-se até 1848, quando foi assinado o Tratado de Guadalupe-Hidalgo, que estabelecia o Rio Grande como linha fronteiriça entre o México e o Texas, além da cessão da Califórnia, Arizona, Novo México, Nevada, Utah e parte do Colorado aos Estados Unidos, por 15 milhões de dólares.
Em 1853, foi completada a anexação de territórios do México com a incorporação de Gadsden. Metade do território mexicano havia sido perdida para os Estados Unidos. Lázaro Cárdenas, presidente mexicano (1934-1940), em relação ao imperialismo norte-americano comentou: "Pobre México, tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos".
d) A guerra de extermínio contra os indígenas
As maiores vítimas da marcha para o Oeste foram os indígenas. Estes encontravam-se em estágios de pouco desenvolvimento se comparados aos astecas, maias e incas, daí sua dificuldade para resistir ao domínio e força dos brancos europeus.
Os norte-americanos acreditavam que, além de serem os predestinados por Deus a ocuparem todo o território, deveriam cumprir a missão de civilizar outros povos. Nesse sentido, contribuíram decisivamente para o extermínio da cultura e da pessoa física do indígena.
As tribos do Sul, mais desenvolvidas, proporcionam uma resistência maior à ocupação do branco. No entanto, a única opção das tribos indígenas foi a ocupação de terras inférteis em direção ao Pacífico, até o seu extermínio.
De acordo com o "herói" americano, o general Armstrong Custer, considerado como o "grande matador de índios", "o único índio bom é um índio morto".


Fonte de perguntas: www.fadminas.org.br
Fonte de respostas: www.depa.ensino.eb.br
www.culturabrasil.pro.br
pt.wikipedia.org
www.algosobre.com.br

5 comentários:

  1. Remor, o site é muito bom.
    Parabéns! Só uma observação o plano de fundo e muito o chamativo. Talvez uma imagem mais clara fosse melhor.

    ResponderExcluir
  2. Que deus te abençoei por esse iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Vllw você me ajudou muito

    ResponderExcluir
  4. a minha professora copiou e colou isso e depois imprimiu ai eu fui procurar a resposta da primeira pergunta ai eu achei todas LOLOLOLOLOLOLOLOL

    JKLKJKLJKLJKLJLKJLKJ

    ResponderExcluir

Você visitante

IP