As orações subordinadas substantivas exercem função sintática própria do substantivo.
Classificação:
-Subjetiva (O.S.S.S.): exercem função de sujeito do verbo da oração principal. É provável que ele chegue ainda hoje. (O que é provável?); Pode ser também quando a oração principal começa com verbo de ligação.
-Objetiva Direta (O.S.S.O.D.): exercem função de objeto direto (não possui preposição). Desejo que todos venham. (Quem deseja, deseja algo, alguma coisa);
-Objetiva Indireta (O.S.S.O.I.): exercem função de objeto indireto (possui preposição obrigatória, que vem depois de um VERBO). Necessitamos de que todos nos ajudem; (Quem necessita, necessita de algo, de alguma coisa ou de alguém)
-Predicativas (O.S.S.P.): exercem função de predicativo. Meu desejo era [verbo de ligação] que me dessem uma camisa; Pode ser também quando a oração principal termina com verbo de ligação.
-Completivas Nominais (O.S.S.C.N.): exercem função de complemento nominal de um nome da oração principal. Tenho esperança de que ela ainda volte;
-Apositivas (O.S.S.A.): nem todas as apositivas têm dois pontos (:) ou ponto e virgula (;) no meio da oração mas exercem função de aposto do mesmo jeito. Desejo-te uma coisa: que sejas muito feliz.
Diferenças entre objeto e complemento nominal
Objeto: se ligam ao verbo. Só a objetiva indireta pede preposição.
Complemento nominal: se ligam a um nome. Sempre pede preposição.
Fonte: pt.wikipedia.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário